Sustentabilidade
Todos os anos, o Capítulo Perfeito está comprometido em integrar práticas inovadoras e promover a acessibilidade, com o objetivo de criar uma comunidade de surf mais justa e eco-consciente. Junte-se a nós enquanto navegamos para o futuro do surf, com um compromisso firme na proteção dos nossos oceanos e na inclusão de todos nas ondas.
Capítulo Perfeito atingiu Neutralidade Carbónica em 2024
Evento reverteu as emissões de CO2 com investimento compensatório num projeto verde, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Em 2024, a organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong, campeonato internacional de surf que juntou alguns dos melhores tube riders do mundo na praia de Carcavelos num período de espera que se estendeu até 9 de março, manteve o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao atingir, pelo terceiro ano consecutivo, a meta da pegada de carbono zero.
Dando continuidade à colaboração com a Reflora, uma startup ambiental que se dedica a calcular, reduzir e compensar a pegada carbónica dos seus parceiros, a organização do Capítulo Perfeito mediu as emissões de carbono do evento, revertendo esse mesmo impacto ambiental através do investimento compensatório num projeto verde. Em concreto, a equipa da Reflora calculou (em tCO2e) as emissões carbónicas decorrentes da ativação do campeonato, permitindo aos organizadores adquirir créditos de carbono proporcionais às emissões geradas e, posteriormente, aplicar esse montante num programa de intervenção ambiental e comunitária criteriosamente selecionado.
Em 2024, o projeto escolhido pela organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong para atingir a neutralidade carbónica foi o “The Envira Amazonia Project”, localizado na floresta amazónica brasileira, que teve como objetivo primordial prevenir a desflorestação planeada (para conversão em áreas de pasto) e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
Através deste investimento, consagrado com um certificado e selo de compensação de valor internacional, a organização do evento contribuiu para a proteção de mais de 39 mil hectares de floresta e a preservação de 7 espécies de animais e mais de 30 espécies de plantas em elevado risco de extinção. Beneficiou também diretamente 200 famílias locais, garantindo o acesso a cuidados de saúde e educação e financiando o desenvolvimento de infraestruturas.
Desta forma, o Capítulo Perfeito powered by Billabong reforçou o compromisso de descarbonização assumido em 2022, sendo o único campeonato de surf realizado em Portugal a cumprir a meta da pegada de carbono zero. No ano anterior, através do investimento no projeto Castañeros, localizado no Peru, a organização do evento já tinha colaborado na proteção de 1.700 m² de área florestal, contribuindo igualmente para o investimento em programas de investigação da flora e fauna locais, formação em gestão de incêndios e silvicultura sustentável, e doação de máquinas, tecnologia e equipamentos destinados à preservação e regeneração florestal, beneficiando diretamente centenas de famílias.
“Ao trazer para Portugal os melhores tube riders a partir dos quatro cantos do mundo, tivemos a consciência de que a nossa pegada carbónica se tornava significativa. Enquanto evento que acontece no mar, a sustentabilidade faz parte do ADN do Capítulo Perfeito powered by Billabong, e como tal tornou-se imperativo reverter as emissões de carbono geradas e encontrar formas compensatórias de preservar o planeta e os oceanos. Em 2024, mantivemos o nosso compromisso com o meio ambiente, renovando esforços no sentido da descarbonização e da redução do impacto ambiental a nível local e global,” disse Rui Costa, organizador do evento.
Capítulo Perfeito 2024: Promovendo a Inclusão Social
Praticantes de surf adaptado da SURFaddict tiveram participações especiais durante o decorrer da 10ª Edição
A organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong promoveu uma ação de inclusão social em parceria com a SURFaddict, Associação Portuguesa de Surf Adaptado com sede na praia de Carcavelos, em Cascais, local onde decorreu a 10ª edição do evento.
Com um período de espera que se estendeu até 9 de março, o Capítulo Perfeito powered by Billabong manteve-se “on hold” até que se reunissem as condições ideais para realizar um dia inteiro de competição nos poderosos tubos de Carcavelos.
Quando o grande dia chegou, a organização do evento integrou na sua equipa dois membros da SURFaddict, Caiá Assis e Afonso Faria, com o primeiro a fazer as honras de entregar o prémio a um dos vencedores e o segundo a desempenhar o papel de caddy de um dos atletas em prova.
Para além da sua paixão pelas ondas, Caiá também praticava judo, atletismo e taekwondo. Já Afonso Faria teve, em 2023, a sua primeira participação num campeonato da Europa de surf adaptado, onde alcançou a medalha de bronze em ‘prone 2’, ajudando assim Portugal a sagrar-se vice-campeão europeu.
Ao colaborar com a organização do Capítulo Perfeito, os dois surfistas tiveram a oportunidade de conhecer por dentro um evento internacional de surf que trouxe a Portugal alguns dos free surfers mais talentosos e reconhecidos do mundo, podendo conviver de perto com autênticas lendas do desporto, como Rob Machado, Nathan Florence e Michael February, entre outros.
“Estamos muito contentes com esta parceria com a SURFaddict, associação local de Carcavelos que desenvolve um trabalho único e que tanto prezamos. Será uma alegria para nós receber o Caiá e o Afonso no dia do campeonato e poder proporcionar-lhes momentos especiais num contacto próximo com as estrelas do evento, que partilham com eles a paixão pelo mar e pelas ondas”, disse Rui Costa, organizador do evento.“É com muito prazer que nos associamos a este mítico campeonato. Estaremos presentes com dois dos nossos surfistas, que desempenharão funções em terra. O Afonso Faria, como caddy de um dos atletas e o Caiá Assis, como relações públicas, dando as boas-vindas a todos, com a alegria e simpatia que tantos conhecem. Será certamente um dia muito diferente para eles e motivo de orgulho por poderem estar presentes, conviverem, sentirem-se úteis e incluídos”, afirmou Teresa Abraços, presidente da associação.
Plantar para o Futuro em 2024
Iniciativas Ambientais e Esforços de Reciclagem nas Nossas Competições
Cada patrocinador foi convidado a plantar uma árvore no Sponsors Green Point, localizado no recinto do campeonato, numa ação simbólica que visou consciencializar todas as pessoas presentes para a proteção do meio ambiente. No final, o conjunto das árvores foi doado a uma escola da União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
Práticas Ecológicas e Sustentáveis no Capítulo Perfeito 2024
Redução de Desperdício e Promoção de Iniciativas Ambientais
O Capítulo Perfeito promoveu consistentemente iniciativas de responsabilidade ambiental no dia da competição. Em 2024, os patrocinadores e parceiros foram incentivados a minimizar o uso de banners e outros materiais publicitários, que foram recolhidos após o evento e enviados para as 3C’s (Comunidades Criativas de Cascais) para reciclagem e reutilização em produtos como almofadas, carteiras e capas. Esta prática apoiou a circularidade económica e reduziu o impacto ambiental.
Durante o evento, todos os resíduos foram devidamente separados para reciclagem. Foram promovidos dispensadores de água, e os atletas usaram garrafas reutilizáveis para apoiar práticas de reabastecimento. Talheres de madeira e embalagens de cartão foram utilizados nas áreas de refeições, e os alimentos em excesso foram doados para minimizar o desperdício e promover uma alimentação sustentável.
Destaques
Últimas Notícias
Descubra as últimas notícias sobre o mundo do Capítulo Perfeito