Pedro Boonman vence votação do público e Prova de Trials do Capítulo Perfeito realiza-se esta quarta-feira em Carcavelos

Pedro Boonman vence votação do público e Prova de Trials do Capítulo Perfeito realiza-se esta quarta-feira em Carcavelos

Surfista de Carcavelos junta-se ao leque de competidores da edição de 2026, enquanto os Trials, prova de triagem reservada exclusivamente a surfistas locais, definem a penúltima va

Cascais, 12 de janeiro de 2026 – Pedro Boonman é o surfista eleito pelo público para participar na 12.ª edição do Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que reúne alguns dos melhores tube riders nacionais e internacionais num único dia de ondas perfeitas na praia de Carcavelos, em Cascais. A votação terminou este domingo e confirmou o forte apoio dos fãs ao surfista local, um dos nomes mais marcantes da história do evento.

Com uma ligação profunda a Carcavelos, Pedro Boonman soma já várias participações no Capítulo Perfeito, tendo alcançado a final por duas vezes. Em 2026, o surfista prepara-se para a sua sétima presença no campeonato das ondas perfeitas, determinado a conquistar a vitória naquela que considera “a sua onda”.

Na votação do público, Pedro Boonman foi o mais votado, seguido, por ordem, de Tiago Stock, Luís Perloiro, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Afonso Antunes e Guilherme Fonseca. Todos permanecem vinculados ao evento como surfistas suplentes, podendo ser chamados a competir, de acordo com a ordem de votação, em caso de desistência de atletas portugueses aquando da chamada oficial para a prova.

“É um orgulho enorme voltar a integrar o Capítulo Perfeito. Este é um evento único, que valoriza as ondas de Carcavelos e o surf português, e é sempre especial fazer parte de um campeonato com este prestígio nacional e internacional”, afirma Pedro Boonman.

Pedro Boonman junta-se assim ao lote de surfistas já confirmados para a edição de 2026 do Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong, que inclui Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Joel Parkinson (AUS), Noah Beschen (HAV), Rob Machado (EUA), Soli Bailey (AUS), Torrey Meister (HAV), Tosh Tudor (EUA), Anne dos Santos (BRA), João Maria Mendonça (PRT), Miguel Blanco (PRT), Nic von Rupp (PRT) e o wildcard de campeão em título Cam Richards (EUA).

 

Com o quadro de competidores praticamente definido, faltam apenas apurar duas vagas, uma delas que será decidida já esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, com a realização dos Cascais Capítulo Perfeito Trials presented by UF Carcavelos Parede, na praia de Carcavelos. A prova de triagem, reservada exclusivamente a surfistas locais, decorre em memória de João Alexandre “Dapin”, figura incontornável do surf de Carcavelos, e irá definir o 15.º atleta a integrar o heat draw do evento principal.

Este ano, os Trials contam com a participação de João Moreira, Martim Nunes, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho “Lacrau”, Francisco Mittermayer e Miguel Kilford, num dia que promete competição intensa, onde o conhecimento profundo das ondas de Carcavelos será determinante. O primeiro call está agendado para as 07:00, estando a prova integrada no período de espera do evento principal, que decorre até 12 de março de 2026.

“A realização dos Trials é uma forma muito concreta de valorizar o talento local e de reforçar a ligação da nossa freguesia ao surf e ao desporto”, sublinha Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede. “Esta prova permite que um surfista de Carcavelos tenha acesso a um dos palcos mais prestigiados do surf mundial, levando o nome da freguesia ainda mais longe.”

Para além da edição de Carcavelos, 2026 assinala a internacionalização do Capítulo Perfeito, com a realização de dois eventos adicionais: em Moçambique, na Praia da Barra, com período de espera entre 12 de janeiro e 30 de março, e na Indonésia, em Desert Point, Lombok, entre 1 e 15 de setembro. Com um prize money by Cascais de 10.000 euros por prova, estes eventos colocam em disputa os quatro primeiros classificados da edição de Carcavelos, juntamente com dois surfistas locais e dois wildcards internacionais. Os vencedores de Moçambique e da Indonésia garantem acesso direto à edição de 2027 do Cascais Capítulo Perfeito, via wildcard.

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong distingue o melhor tube rider em condições consideradas perfeitas, valorizando exclusivamente o tubo como manobra decisiva. Os surfistas são notificados com apenas 72 horas de antecedência, garantindo que a competição se realiza num único dia de ondas de classe mundial.

Blog

Últimas atualizações de notícias

Mantenha-se informado sobre os últimos acontecimentos em nossa comunidade.

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong: Tomás Valente Wins Trials
Notícias de surf 2 mins leitura

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong: Tomás Valente Wins Trials

Local charger enters the main event on the lookout to stir up trouble in home waters

Leia Mais
Pedro Boonman vence votação do público e Prova de Trials do Capítulo Perfeito realiza-se esta quarta-feira em Carcavelos
Notícias de surf 4 mins leitura

Pedro Boonman vence votação do público e Prova de Trials do Capítulo Perfeito realiza-se esta quarta-feira em Carcavelos

Surfista de Carcavelos junta-se ao leque de competidores da edição de 2026, enquanto os Trials, prova de triagem rese…

Leia Mais
Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong regressa em 2026
Notícias de surf 7 mins leitura

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong regressa em 2026

O evento mantém Carcavelos como palco central e expande-se a Moçambique e Indonésia

Leia Mais

Capítulo Perfeito Sponsors