Capítulo Perfeito powered by Billabong mantém Neutralidade Carbónica em 2024
Organização vai reverter as emissões de CO2 geradas pelo evento através do investimento compensatório num projeto verde
Cascais, 23 de janeiro de 2024 – Em 2024, a organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong, campeonato internacional de surf que vai juntar alguns dos melhores tube riders do mundo na praia de Carcavelos num período de espera que se estende até 9 de março, mantem o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao atingir, pelo terceiro ano consecutivo, a meta da pegada de carbono zero.
Dando continuidade à colaboração com a Reflora, uma startup ambiental que se dedica a calcular, reduzir e compensar a pegada carbónica dos seus parceiros, a organização do Capítulo Perfeito vai medir as emissões de carbono do evento, revertendo esse mesmo impacto ambiental através do investimento compensatório num projeto verde. Em concreto, a equipa da Reflora vai calcular (em tCO2e) as emissões carbónicas decorrentes da ativação do campeonato, permitindo aos organizadores adquirir créditos de carbono proporcionais às emissões geradas e, posteriormente, aplicar esse montante num programa de intervenção ambiental e comunitária criteriosamente selecionado.
Em 2024, o projeto escolhido pela organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong para atingir a neutralidade carbónica foi o “The Envira Amazonia Project”, localizado na floresta amazónica brasileira, que tem como objetivo primordial prevenir a desflorestação planeada (para conversão em áreas de pasto) e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.
Através deste investimento, consagrado com um certificado e selo de compensação de valor internacional, a organização do evento estará a contribuir para a proteção de mais de 39 mil hectares de floresta e a preservação de 7 espécies de animais e mais de 30 espécies de plantas em elevado risco de extinção. Estará também a beneficiar diretamente 200 famílias locais, garantindo o acesso a cuidados de saúde e educação e financiando o desenvolvimento de infraestruturas.
Desta forma, o Capítulo Perfeito powered by Billabong reforça o compromisso de descarbonização assumido em 2022, sendo o único campeonato de surf realizado em Portugal a cumprir a meta da pegada de carbono zero. No ano passado, através do investimento no projeto Castañeros, localizado no Peru, a organização do evento já tinha colaborado na proteção de 1700 m² de área florestal, contribuindo igualmente para o investimento em programas de investigação da flora e fauna locais, formação em gestão de incêndios e silvicultura sustentável, e doação de máquinas, tecnologia e equipamentos destinados à preservação e regeneração florestal, beneficiando diretamente centenas de famílias.
“Ao trazermos a Portugal os melhores tube riders a partir dos quatro cantos do mundo, temos consciência de que a nossa pegada carbónica se torna significativa. Enquanto evento que acontece no mar, a sustentabilidade faz parte do ADN do Capítulo Perfeito powered by Billabong, e como tal torna-se imperativo reverter as emissões de carbono geradas e encontrar formas compensatórias de preservar o planeta e os oceanos. Em 2024, mantemos o nosso compromisso com o meio ambiente, renovando esforços no sentido da descarbonização e da redução do impacto ambiental a nível local e global”, disse Rui Costa, organizador do evento.
Paralelamente, a organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong vai voltar a promover várias iniciativas de responsabilidade ambiental no dia da prova, começando por incentivar os patrocinadores e parceiros a reduzir o consumo de lonas e outros materiais publicitários, que no final do evento serão entregues às 3C’s (Comunidades Criativas de Cascais) para serem reciclados e reutilizados na produção de diversos produtos (puffs, almofadões, carteiras, capas, etc.), promovendo a circularidade económica.
Cada patrocinador será ainda convidado a plantar uma árvore no Sponsors Green Point, localizado no recinto do campeonato, numa ação simbólica que visará consciencializar todas as pessoas presentes para a proteção do meio ambiente. No final, o conjunto das árvores será doado a uma escola da União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
Ao longo do dia do evento, todos os resíduos serão devidamente separados e preparados para reciclagem. A utilização de dispensadores de água será incentivada e os atletas serão equipados com garrafas feitas de materiais reutilizáveis numa ótica de refill. Nos espaços destinados às refeições, os talheres serão de madeira e as embalagens de cartão. Todos os excedentes serão doados, reduzindo assim o desperdício alimentar.
Capítulo Perfeito