Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong regressa em 2026

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong regressa em 2026

O evento mantém Carcavelos como palco central e expande-se a Moçambique e Indonésia

Cascais, 8 de janeiro – O Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong apresentou oficialmente, esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, as principais novidades para 2026, numa conferência de imprensa que marcou o arranque daquela que será a edição mais ambiciosa da história do campeonato. O evento volta a afirmar-se como uma referência mundial em ondas tubulares e assume, este ano, uma dimensão reforçada, com uma estratégia clara de evolução e internacionalização.

 

CARCAVELOS MANTÉM-SE COMO PALCO CENTRAL

A prova principal regressa à praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, com um período de espera entre 12 de janeiro e 12 de março de 2026, mantendo o formato que define o ADN do Capítulo Perfeito: a realização da competição exclusivamente no melhor dia de surf do inverno português. Este conceito, assente na flexibilidade e na leitura criteriosa das previsões, permite ao evento esperar pelo momento ideal e garantir ondas grandes, tubulares e de classe mundial.

“Acima de tudo, o Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong é um evento que, de ano para ano, tem tido um grande crescimento, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. É um evento que está ligado ao surf, ao desporto, a um modo de estar e de vida que coincide com o modo de vida de todos os Cascaenses”, comentou Nuno Piteira Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Com a projeção que tem tido, quer a nível nacional, com o público que se dirige à praia de Carcavelos para assistir, quer nas redes sociais e na internet, visto em todo o mundo por quase 100 milhões de pessoas, é um evento que a Câmara Municipal de Cascais irá continuar a apoiar e onde irá continuar a investir. Precisamente hoje, partilhámos mais novidades sobre este investimento e o reforço de posicionamento deste evento, não apenas em Carcavelos mas também noutros pontos do planeta.”

INTERNACIONALIZAÇÃO: MOÇAMBIQUE E INDONÉSIA EM 2026

Durante a conferência foi também apresentada a intenção de explorar as melhores temporadas de ondas em diferentes geografias, visão que sustenta a expansão do Capítulo Perfeito para fora de Portugal. Em 2026, esta estratégia concretiza-se com a realização de dois eventos internacionais, em Moçambique, na Praia da Barra, com um período de espera entre 12 de janeiro e 30 de março, e na Indonésia, em Desert Point, Lombok, entre 1 e 15 de setembro, dois destinos reconhecidos pela excelência das suas ondas.

Esta expansão internacional – que teve um primeiro momento em 2024, quando o Capítulo Perfeito levou a Nova Geração até às ilhas Mentawai, na Indonésia – reflete uma ambição há muito assumida pela organização do evento: levar o conceito da prova além-fronteiras e criar uma plataforma verdadeiramente global, capaz de colocar os melhores tube riders do mundo a competir nas melhores ondas do planeta. Fiel à sua identidade, o campeonato expande-se para continuar a procurar cenários de excelência, onde as condições naturais elevam o desempenho dos atletas e garantem um espetáculo único.

À semelhança da prova portuguesa, os eventos de Moçambique e Indonésia irão respeitar o princípio de esperar pelo dia certo, colocando à prova os quatro primeiros classificados da edição de Carcavelos, juntamente com dois surfistas locais e dois surfistas internacionais em formato wildcard.

“Celebramos mais um ano de Capítulo Perfeito, agora com um passo decisivo na estratégia global do evento”, disse o promotor Rui Costa. “Sempre assumimos esta ambição e quero agradecer aos 89 surfistas que participaram desde 2012, à Câmara Municipal de Cascais pelo apoio em 8 das 12 edições, ao Turismo de Portugal, a todos os parceiros e, em especial, à Billabong, connosco desde 2014, ajudando a preservar o ADN do surf neste evento. 2026 será um ano de grandes desafios: passamos de procurar uma ondulação por ano para três, em três continentes. Esta é a verdadeira dimensão internacional do Capítulo Perfeito. Estão todos convidados a viver este espetáculo em Carcavelos, depois em Moçambique e, mais tarde, na Indonésia”, concluiu.

 

LINE-UP 2026: 16 SURFISTAS E NOVOS NOMES CONFIRMADOS

Em Carcavelos, o Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong mantém o line-up clássico de 16 surfistas convidados, reunindo atletas internacionais de renome, surfistas portugueses com entrada direta, wildcards especiais e um surfista nacional eleito pelo público.

Entre os surfistas internacionais já confirmados para a edição de 2026 estão Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Joel Parkinson (AUS), Noah Beschen (HAV), Rob Machado (EUA), Soli Bailey (AUS), Torrey Meister (HAV) e Tosh Tudor (EUA). A edição de 2026 marca ainda um momento histórico com a presença da primeira surfista feminina internacional a competir diretamente na prova principal do Capítulo Perfeito: Anne dos Santos (BRA).

Sobre a sua participação no campeonato, Anne dos Santos partilha: “Tenho muita honra de ser a primeira mulher internacional a ser convidada para participar no Capítulo Perfeito em Portugal. As mulheres, a cada ano, aumentam o nível de surf em ondas tubulares, e a nossa presença em campeonatos que se focam exclusivamente em tubos mostra que temos capacidade para essa grande conquista.”

A representação portuguesa com entrada direta inclui João Maria Mendonça, Miguel Blanco e Nicolau Von Rupp, juntando-se ainda o wildcard de campeão em título Cam Richards (EUA).

VOTAÇÃO DO PÚBLICO E WILDCARDS

À semelhança das edições anteriores, o Capítulo Perfeito volta a envolver diretamente os fãs através de uma votação online que irá eleger um surfista português para integrar o quadro final da competição. A votação decorre entre 8 e 11 de janeiro, no site oficial do evento (www.capituloperfeito.com), sendo o vencedor anunciado no dia 12 de janeiro, em direto, no programa Manhã Informativa da Sport TV+.

Estão a votação Pedro Boonman, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Tiago Stock, Guilherme Fonseca, Afonso Antunes e Luís Perloiro, sendo que apenas um garantirá acesso à prova principal.

A integrar a lista final de 16 competidores estará também o futuro vencedor do Cascais Capítulo Perfeito Trials presented by UF Carcavelos Parede, em memória de Dapin, prova de triagem exclusivamente dedicada a surfistas locais, que decorrerá em Carcavelos durante o período de espera da competição principal.

A organização reserva ainda um último convite especial, o Wildcard Performance, que será atribuído a um surfista a anunciar apenas nas vésperas da prova. Este wildcard permitirá convidar diretamente uma estrela internacional que se destaque em ondas tubulares durante o período de espera do evento. Na edição passada, o surfista australiano e ex-campeão mundial Joel Parkinson foi a grande surpresa a marcar presença na praia de Carcavelos, e este ano a tradição mantém-se, acrescentando uma camada adicional de expectativa e suspense àquele que é já o campeonato de surf mais aguardado do ano.

SPECIAL WOMEN HEAT REGRESSA EM 2026

Na conferência de imprensa foi igualmente confirmado que o Special Women Heat, estreado em 2025, volta este ano com a participação de Camila Cardoso, Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Maria Salgado, reforçando o compromisso do evento com a valorização do surf feminino.

PRÉMIOS

Na edição de 2026, os surfistas participantes do Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong competem pelo desejado prize money e o troféu especial Ricardo dos Santos Atitude, que volta a distinguir o surfista mais destemido e comprometido de todo o evento. Além disso, em ambas as competições na Indonésia e Moçambique os surfistas estarão a competir por um prize money by Cascais de 10.000 euros.

 

SURFERS LIST – TOTAL DE 16 ATLETAS

Surfistas Internacionais (9)

  • Anne dos Santos

  • Balaram Stack

  • Bruno Santos

  • Joel Parkinson

  • Noah Beschen

  • Rob Machado

  • Soli Bailey

  • Torrey Meister

  • Tosh Tudor

Surfistas Portugueses (3)

  • João Maria Mendonça

  • Miguel Blanco

  • Nic von Rupp

Wildcard campeão 2025 (1)

  • Cam Richards

Wildcard vencedor dos Trials (1 – A definir)

Participantes: João Moreira, Martim Nunes, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho “Lacrau”, Francisco Mittermayer, Miguel Kilford.

Wildcard Performance (1 – A definir)

Convite a atribuir pela organização a um surfista internacional após ser dado o call para a competição.

Surfista Português votado pelo público (1 – A definir)

Candidatos: Pedro Boonman, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Tiago Stock, Guilherme Fonseca, Afonso Antunes e Luís Perloiro.

Women Special Heat

  • Camila Cardoso

  • Gabriela Dinis

  • Mafalda Lopes

  • Maria Salgado

Blog

Últimas atualizações de notícias

Mantenha-se informado sobre os últimos acontecimentos em nossa comunidade.

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong regressa em 2026
Notícias de surf 7 mins leitura

Cascais Capítulo Perfeito powered by Billabong regressa em 2026

O evento mantém Carcavelos como palco central e expande-se a Moçambique e Indonésia

Leia Mais
Capítulo Perfeito powered by Billabong bateu recorde de audiência de 70 milhões
Notícias de surf 4 mins leitura

Capítulo Perfeito powered by Billabong bateu recorde de audiência de 70 milhões

Evento contou ainda com alcance de 114 milhões nas redes sociais

Leia Mais
Cam Richards vence Capítulo Perfeito powered by Billabong
Notícias de surf 4 mins leitura

Cam Richards vence Capítulo Perfeito powered by Billabong

Norte-americano honrou convite de última hora com vitória categórica na praia de Carcavelos

Leia Mais

Capítulo Perfeito Sponsors (pt)