O Evento

Capítulo Perfeito 2022 powered by Billabong

Praia de Carcavelos será novamente palco da 8ª edição do campeonato de surf em Portugal com as melhores ondas

O Capítulo Perfeito, campeonato de surf que decorre no melhor dia de ondas do inverno português, está de regresso em 2022. Devido à pandemia de Covid-19, o evento não se realizou em 2021.

A Praia de Carcavelos volta a acolher os melhores tube riders nacionais e internacionais para este campeonato dedicado à manobra rainha do surf: o tubo. Esta será a quarta edição do Capítulo Perfeito realizada em Carcavelos, depois de 2014, 2015 e 2020.

Cascais saúda o regresso do melhor surf à praia que é um dos palcos mais espetaculares da modalidade: Carcavelos. A todos os surfistas nacionais e estrangeiros faço votos para que encontrem grandes ondas na nossa praia de Carcavelos e que proporcionem um grande espetáculo competitivo para a vastíssima tribo do surf de Cascais e para o público que nos acompanhará em todo o mundo,” comentou Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais.

O Capítulo Perfeito é um campeonato único pelo facto de os surfistas participantes serem escolhidos pelo público, através de votação online. O estádio natural da praia de Carcavelos volta a ser palco com os melhores atletas nacionais e internacionais a disputarem a prova em condições tubulares. Os surfistas que vão a votos serão anunciados no dia 12 de Janeiro, na conferência de imprensa de apresentação da prova. A pré-seleção é feita pela Comissão de Notáveis, composta por elementos de destaque da comunidade do surf português.

O período de espera do Capítulo Perfeito decorre até 17 de Março. O campeonato privilegia o tubo, manobra-rainha do surf. A organização analisa constantemente as condições meteorológicas, para escolher o dia ideal para a formação de ondas potentes e tubulares.

“É uma enorme satisfação podermos trazer de volta o Capítulo Perfeito depois de um ano de interrupção. É um evento em que a comunidade do surf se envolve muito, inclusive na escolha dos surfistas”, disse Rui Costa, organizador da prova.
“Em 2021 não foi possível organizar o evento, devido às muitas restrições de viagem. Temos de ter cá alguns dos melhores surfistas do mundo em 72h, e os regimes de quarentena existentes não permitiam que chegassem a tempo do melhor dia de ondas do inverno em Carcavelos,” concluiu.

“Estamos muito orgulhosos por novamente fazer parte desta festa do surf. O Capítulo Perfeito é uma manifestação máxima do que é o surf – tubos, ondas perfeitas, risco, coragem, talento… e isto é a história da Billabong, são nestas manifestações que queremos continuar a estar presentes,” afirmou Pedro Soeiro Dias, Diretor de Marketing da Despomar.

Comissão de Notáveis

João Valente – Diretor da SURFPortugal
João ajudou a formar, há mais de 25 anos, a primeira revista de surf portuguesa. É detentor de uma enorme cultura de surf, adquirida no contacto permanente com a comunidade e através de uma infindável coleção de livros e revistas.

José Pyrrait – Treinador de surf
Aprendeu a surfar nas ondas do Rio de Janeiro, onde foi um respeitado local numa das mais emblemáticas ondas do Brasil, o Arpoador. Quarenta anos depois, exerce o cargo de treinador de alguns dos melhores surfistas europeus da atualidade. As suas opiniões são ouvidas atentamente e os seus conselhos procurados ativamente.

Gonçalo Ruivo – Responsável por uma operação de charters de navios na Indonésia
Gonçalo Ruivo é neste momento o maior embaixador do surf português na Indonésia, organizando viagens nas diversas ilhas do arquipélago. Pelas suas embarcações já passaram a maior parte dos melhores surfistas portugueses, sendo ele mesmo um tube rider nato.

Miguel Fortes – Exímio tube rider dos Coxos
Exímio tube rider, reconhecido por muitos como o Rei dos Coxos, umas das mais conceituadas ondas de Portugal e da Europa. A qualidade do seu surf fez com que fosse considerado como candidato a participar no Capítulo Perfeito nas suas duas primeiras edições.

Hugo Almeida – Vídeomaker
Formado em Design e Comunicação, Hugo é um dos mais conceituados videógrafos portugueses, tendo trabalhado com surfistas de renome nacional e internacional como Nic Von Rupp, Miguel Blanco, Pedro Boonman, Carlos Burle, Maya Gabeira, Pedro Scooby e Kai Lenny.

Paulo Bairro – Ex-campeão nacional Open e Europeu de Masters e shaper
Ex-campeão nacional de surf e shaper que fez parte do evento no ano de 2014 em Carcavelos, é um excelente tube rider e presença assídua nos melhores dias na Ericeira tanto a surfar como a treinar a nova geração.

João Antunes – Tricampeão nacional de surf
Tricampeão nacional e um dos competidores mais inteligentes que o surf
português já gerou. Profundo conhecedor de todas as técnicas do ato de correr
ondas e atual treinador de surf.

Francisco Cruz – Surfista de Santa Cruz
Surfista há mais de 30 anos e ex-competidor nacional, presença assídua nos melhores dias dos Supertubos e treinador da nova geração.

Jó Bento – Surfista da Linha
Surfista regular nos melhores dias em Carcavelos e nos Coxos, foi um dos nomes na primeira lista de tube riders na primeira edição do Capítulo Perfeito em 2012.

Interviews
Expectations

SPONSORS

GALERIAS

Comentários