Capítulo Perfeito regressa depois de um ano de ausência

5793Capítulo Perfeito regressa depois de um ano de ausência

SPONSORS

Praia de Carcavelos será novamente palco da 8ª edição do campeonato de surf em Portugal com as melhores ondas

Cascais, 10 de Janeiro 2022
Fotografia em destaque: Praia de Carcavelos durante o Capítulo Perfeito. Créditos André Carvalho

O Capítulo Perfeito, campeonato de surf que decorre no melhor dia de ondas do inverno português, está de regresso em 2022. Devido à pandemia de Covid-19, o evento não se realizou em 2021.

A Praia de Carcavelos volta a acolher os melhores tube riders nacionais e internacionais para este campeonato dedicado à manobra rainha do surf: o tubo. Esta será a quarta edição do Capítulo Perfeito realizada em Carcavelos, depois de 2014, 2015 e 2020.

Cascais saúda o regresso do melhor surf à praia que é um dos palcos mais espetaculares da modalidade: Carcavelos. A todos os surfistas nacionais e estrangeiros faço votos para que encontrem grandes ondas na nossa praia de Carcavelos e que proporcionem um grande espetáculo competitivo para a vastíssima tribo do surf de Cascais e para o público que nos acompanhará em todo o mundo,” comentou Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais.

O Capítulo Perfeito é um campeonato único pelo facto de os surfistas participantes serem escolhidos pelo público, através de votação online. O estádio natural da praia de Carcavelos volta a ser palco com os melhores atletas nacionais e internacionais a disputarem a prova em condições tubulares. Os surfistas que vão a votos serão anunciados no dia 12 de Janeiro, na conferência de imprensa de apresentação da prova. A pré-seleção é feita pela Comissão de Notáveis, composta por elementos de destaque da comunidade do surf português.

O período de espera do Capítulo Perfeito decorre até 17 de Março. O campeonato privilegia o tubo, manobra-rainha do surf. A organização analisa constantemente as condições meteorológicas, para escolher o dia ideal para a formação de ondas potentes e tubulares.

“É uma enorme satisfação podermos trazer de volta o Capítulo Perfeito depois de um ano de interrupção. É um evento em que a comunidade do surf se envolve muito, inclusive na escolha dos surfistas”, disse Rui Costa, organizador da prova.
“Em 2021 não foi possível organizar o evento, devido às muitas restrições de viagem. Temos de ter cá alguns dos melhores surfistas do mundo em 72h, e os regimes de quarentena existentes não permitiam que chegassem a tempo do melhor dia de ondas do inverno em Carcavelos,” concluiu.

“Estamos muito orgulhosos por novamente fazer parte desta festa do surf. O Capítulo Perfeito é uma manifestação máxima do que é o surf – tubos, ondas perfeitas, risco, coragem, talento… e isto é a história da Billabong, são nestas manifestações que queremos continuar a estar presentes,” afirmou Pedro Soeiro Dias, Diretor de Marketing da Despomar.

Comissão de Notáveis

João Valente – Diretor da SURFPortugal
João ajudou a formar, há mais de 25 anos, a primeira revista de surf portuguesa. É detentor de uma enorme cultura de surf, adquirida no contacto permanente com a comunidade e através de uma infindável coleção de livros e revistas.

José Pyrrait – Treinador de surf
Aprendeu a surfar nas ondas do Rio de Janeiro, onde foi um respeitado local numa das mais emblemáticas ondas do Brasil, o Arpoador. Quarenta anos depois, exerce o cargo de treinador de alguns dos melhores surfistas europeus da atualidade. As suas opiniões são ouvidas atentamente e os seus conselhos procurados ativamente.

Gonçalo Ruivo – Responsável por uma operação de charters de navios na Indonésia
Gonçalo Ruivo é neste momento o maior embaixador do surf português na Indonésia, organizando viagens nas diversas ilhas do arquipélago. Pelas suas embarcações já passaram a maior parte dos melhores surfistas portugueses, sendo ele mesmo um tube rider nato.

Miguel Fortes – Exímio tube rider dos Coxos
Exímio tube rider, reconhecido por muitos como o Rei dos Coxos, umas das mais conceituadas ondas de Portugal e da Europa. A qualidade do seu surf fez com que fosse considerado como candidato a participar no Capítulo Perfeito nas suas duas primeiras edições.

Hugo Almeida – Vídeomaker
Formado em Design e Comunicação, Hugo é um dos mais conceituados videógrafos portugueses, tendo trabalhado com surfistas de renome nacional e internacional como Nic Von Rupp, Miguel Blanco, Pedro Boonman, Carlos Burle, Maya Gabeira, Pedro Scooby e Kai Lenny.

Paulo Bairro – Ex-campeão nacional Open e Europeu de Masters e shaper
Ex-campeão nacional de surf e shaper que fez parte do evento no ano de 2014 em Carcavelos, é um excelente tube rider e presença assídua nos melhores dias na Ericeira tanto a surfar como a treinar a nova geração.

João Antunes – Tricampeão nacional de surf
Tricampeão nacional e um dos competidores mais inteligentes que o surf
português já gerou. Profundo conhecedor de todas as técnicas do ato de correr
ondas e atual treinador de surf.

Francisco Cruz – Surfista de Santa Cruz
Surfista há mais de 30 anos e ex-competidor nacional, presença assídua nos melhores dias dos Supertubos e treinador da nova geração.

Jó Bento – Surfista da Linha
Surfista regular nos melhores dias em Carcavelos e nos Coxos, foi um dos nomes na primeira lista de tube riders na primeira edição do Capítulo Perfeito em 2012.

Para mais informações contactar:
Francisco Empis | francisco@remarkable.pt

GALERIAS

Comentários