Tiago Stock vence Capítulo Perfeito powered by Billabong

Praia de Carcavelos em apoteose perante domínio de surfistas locais

Cascais, 18 de fevereiro de 2024 – O português Tiago Stock venceu esta tarde a 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong na praia de Carcavelos, em Cascais, derrotando na final Rob Machado (2º), Dylan Graves (3º) e Balaram Stack (4º). 

Com sets sólidos de 2 metros e o vento offshore a fazer-se sentir especialmente da parte da tarde, Carcavelos foi mais uma vez palco desta competição especial de tubos, com mais de 20 mil pessoas a deslocarem-se à praia para assistir ao vivo às performances de alguns dos melhores tube riders do país e do mundo. Ao longo do dia, viram-se algumas pranchas serem partidas pela força do mar, com os melhores atletas em prova a recorrem a uma criteriosa seleção de ondas para conseguirem avançar na competição. 

Naquela que foi a sua estreia no Capítulo Perfeito powered by Billabong, Tiago Stock beneficiou do conhecimento especial que tem da praia onde aprendeu a surfar para escolher os melhores tubos, perante uma multidão apoteótica que não conteve a emoção na hora de celebrar a vitória do surfista local de Carcavelos. Com este triunfo, Stock, de apenas 18 anos, açambarcou o cheque da vitória no valor de 20.000 euros e tornou-se no primeiro trialista a conquistar o evento, ele que foi também o vencedor da prova de triagem que decorreu na mesma praia em janeiro. 

“Foi um dia incrível, com bom tempo, boas ondas e a praia cheia de gente para nos ver. Estou muito contente por ter começado bem a final e ter conseguido manter a vantagem até ao fim. Vencer em casa, rodeado da minha família e amigos, é um sonho tornado realidade. Sinto que atingi o auge e espero que venham muitos mais momentos como este”, disse o vencedor.

 

O domínio dos surfistas locais estendeu-se igualmente à nova geração, com Salvador Vala a vencer o New Generation Special Heat depois de, com apenas 16 anos, ter alcançado as meias-finais da prova principal. Uma onda na casa do excelente (8.25 pontos em 10 possíveis) colocou o também surfista de Carcavelos na liderança destacada da bateria, superiorizando-se a Salvador Catarino (2º), Jaime Veselko(3º), Martim Fortes (4º) e Simão Prazeres (5º). Pela vitória, Vala foi contemplado com um prémio de 1.000 euros da cidade_fm, um cheque-viagem de 500€ da Globalis e uma estadia de 7 dias no Hiddenbay Resort nas ilhas Mentawai, na Indonésia. O jovem surfista foi ainda distinguido com o prémio de Maior Wipeout by Nixon no valor de 500 euros. 

 

Para a organização, esta foi uma forma especial de celebrar o 10ª aniversário do evento, com dois surfistas locais a brilharem perante a multidão que encheu o areal de Carcavelos. 

“Consideramos que a nossa missão foi cumprida. O offshore não entrou tanto como queríamos, mas ficamos contentes por ter havido pelo menos um bom tubo em todos os heats e várias notas acima da média. Recebemos uma lenda como o Rob Machado e escrevemos história com a vitória de um herói local, que veio dos Trials para ganhar o evento. O feedback que tive ao longo do dia foi de que só existem dois campeonatos com uma moldura humana como a que tivemos hoje em Carcavelos, as provas do circuito mundial do Rio de Janeiro e de Peniche”, afirmou Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito powered by Billabong. 

 

Quem também esteve em grande evidência foi o brasileiro Bruno Santos, protagonista da melhor onda (9.90 pontos) e melhor pontuação combinada (16,90 pontos) de toda a competição logo no primeiro heat do dia. Santos conquistou, assim, os prémios Best Tube by 58SURF no valor de 2500 euros e Best Score by Go Chill no valor de 2000 euros, honrando da melhor forma o convite que lhe foi dirigido enquanto ex-campeão do evento (2015). 

Entre os surfistas, destaque ainda para o brasileiro Lucas Chianca, que pela sua atitude e consistência nos poderosos tubos de Carcavelos conquistou o prémio Ricardo dos Santos Atitude by Corona no valor de 2000 euros, alcançado as meias-finais. 

Uma última menção honrosa é devida a Francisca Veselko, atual bicampeã nacional, que apesar de não ter avançado para além da ronda de repescagem, onde inclusivamente partiu a prancha ao tentar completar um tubo, fez história ao tornar-se na primeira mulher a competir no Capítulo Perfeito powered by Billabong. 

 

Final: Tiago Stock (9.75) x Rob Machado (5.25) x Dylan Graves (2.60) x Balaram Stack (1.25) 

Ex-campeões: Tiago Pires (2012), Nic von Rupp (2013), Nic von Rupp (2014), Bruno Santos (2015), Aritz Aranburu (2016), William Aliotti (2018), Anthony Walsh (2020), Aritz Aranburu (2022), Nic von Rupp (2023). 

Melhor Tubo: Bruno Santos (BRA) 9.90 

Maior Score: Bruno Santos (BRA) 16.90 

Maior Wipeout: Salvador Vala (PRT) 

Prémio Ricardo dos Santos Atitude: Lucas Chianca (BRA) 

Vencedor New Generation: Salvador Vala (PRT) 

Capítulo Perfeito