Alerta amarelo: Capítulo Perfeito powered by Billabong pode ir para a água nos próximos dias

A espera pelas ondas perfeitas poderá chegar ao fim com as previsões a indicarem várias ondulações sólidas já a partir deste fim-de-semana

Cascais, 12 de fevereiro de 2024 – A organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong colocou hoje o evento em alerta amarelo, com as previsões a indicarem várias ondulações fortes e ventos favoráveis nos próximos dias. 

Os organizadores estão de olho em particular no forecast já para este fim-de-semana, em que se prevê uma ondulação forte (na casa dos 3 metros) de Oeste e ventos offshore (de quadrante Norte) ligeiros a moderados, existindo a forte probabilidade de a 10ª edição do campeonato das ondas perfeitas ir para a água dentro de quatro ou cinco dias. Pela sexta vez na sua história, a prova vai realizar-se na praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, sendo esperados os tubos grandiosos que são a imagem de marca do Capítulo Perfeito. 

O organizador do evento, Rui Costa, e o diretor de prova, Miguel Fortes, estão expectantes em relação à forma como as previsões irão evoluir nos próximos dias, mantendo-se para já disponíveis para considerar outras ondulações que se estão a formar e que poderão chegar à nossa costa durante a próxima semana. Caso optem por avançar com a realização do evento já neste fim-de-semana, a dupla deverá fazer a chamada oficial para a competição nos próximos dois dias. 

“Estamos de olho em várias ondulações que vão agraciar a nossa costa nos próximos dias”, afirma Rui Costa. “Têm tudo aquilo que procuramos: uma ondulação grande de Oeste, que entra com força em Carcavelos, e ventos de quadrante Norte, que sustentam as ondas e proporcionam os tubos de que o campeonato precisa. Uma dessas ondulações vai chegar já este fim-de-semana. Estamos a acompanhar detalhadamente as previsões, com a consciência de que temos até quarta ou quinta-feira para dar o call se considerarmos que esta ondulação nos permitirá cumprir a promessa de ter os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas que Portugal tem para oferecer”, conclui. 

Os atletas internacionais já estão em stand-by, uma vez que terão menos de 72 horas para viajar para Portugal a tempo do arranque da competição, caso a chamada oficial se confirme. Recorde-se que o Capítulo Perfeito 2024 iniciou o seu período de espera no passado dia 9 de janeiro, sendo que o mesmo estende-se até 9 de março. 

Nesta edição, o português Nic von Rupp vai defender o título conquistado em 2023 contra um distinto grupo de tube riders que inclui nomes como Rob Machado, ícone transgeracional do estilo que disputou títulos mundiais com Kelly Slater, Nathan Florence, eleito o Surfista do Ano pela revista Stab, e Balaram Stack, nome bem conhecido do público do CapítuloPerfeito e vencedor em 2022 do prestigiante campeonato de tubos Vans Pipe Masters. 

Também em prova vai estar a surfista de Cascais Francisca “Kika” Veselko, ela que foi um dos nomes escolhidos pelos fãs (via votação online) para entrar no evento, tornando-se na primeira mulher na história a competir no Capítulo Perfeito powered by Billabong. 

Anthony Walsh, Aritz Aranburu, Bruno Santos, Dylan Graves, João Maria Mendonça, Michael February, Pedro Boonman, Salvador Vala, Tiago Pires, Tiago Stock e William Aliotti completam a lista de surfistas que vão participar na 10ª edição deste campeonato especial de tubos. 

Em disputa vai estar um prize money de 40.000€ mais 8.500€ em prémios de performance. 

Capítulo Perfeito