Bruno Santos vence Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong

1726Bruno Santos vence  Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong

SPONSORS

Surfista honrou vaga de Ricardo dos Santos com vitória e prémio de melhor score

Cascais, 24 de fevereiro de 2015

O brasileiro Bruno Santos venceu esta tarde a 4ª edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que juntou alguns dos melhores surfistas nacionais e internacionais na praia de Carcavelos, em Cascais, numa competição especial de tubos.

No ano em que se assinala a internacionalização do evento, com a participação inédita de alguns dos melhores tube riders do mundo, acabou mesmo por ser um surfista estrangeiro a levar o tão ambicionado troféu. Bruninho, como é conhecido no meio, entrou na prova como substituto do recentemente falecido Ricardo dos Santos, atleta que havia sido um dos mais votados na categoria de Surfistas Estrangeiros, honrando a memória do compatriota e amigo com uma vitória categórica em Carcavelos.

Bruno Santos foi mesmo o homem do evento, protagonizando o melhor score (18,65 pontos) de toda a competição na derradeira bateria. Assim, para além da taça, o goofy de Itacoatiara (Amazonas) conquistou ainda o prémio de melhor score, oferecido pela Kia no valor de 1000 euros.

Ao subir ao pódio, o brasileiro foi ainda surpreendido pela organização ao receber o cheque da vitória de 10,000 euros, valor inicialmente situado nos 7500.

Feliz com a vitória, Bruninho começou por destacar as excelentes condições do mar em que a prova decorreu, fazendo questão de dedicar o triunfo a Ricardinho. “Eu nunca tinha surfado em Carcavelos mas vim para cá com os vídeos da edição do ano passado na cabeça. Vim com essa imagem de Carcavelos e acabou-se confirmando. A decisão de suspender o campeonato acabou sendo acertadíssima porque os tubos apareceram hoje mais pesados, mais bonitos, mais perfeitos. Foi incrível poder entrar no lugar do Ricardinho e representá-lo dessa forma tão digna. Poder dedicar-lhe essa vitória foi fechar com chave de ouro mesmo”, declarou o vencedor.

A decisão da organização de adiar a prova para as 14h00 de hoje acabou por revelar-se certeira, com as rondas finais da competição a decorrerem em condições clássicas perante uma plateia de várias centenas de pessoas. As ondas rondaram os 2 metros

ao longo da tarde, com o vento offshore a fazer-se sentir especialmente a partir da segunda meia-final. O mar não parou de oferecer tubos grandes e profundos aos surfistas, que beneficiaram das excelentes condições para pontuar várias ondas na casa do excelente (acima dos 8 pontos) e proporcionar momentos de grande intensidade ao público presente na praia.

“Normalmente, o que fica na memória é o que acontece no fim. Hoje tivemos o melhor heat do campeonato, talvez até de todas as edições do Capítulo Perfeito”, referiu Rui Costa, organizador do evento. “Provou-se que a nossa decisão e a defesa que fizemos deste conceito foi a coisa certa a fazer. Pudemos mostrar ao mundo inteiro que o Capítulo Perfeito são ondas perfeitas e dias de tirar o folgo, como aconteceu hoje em Carcavelos”.

Na final, que teve a duração excepcional de uma hora, Bruno Santos deixou Tiago Pires, vencedor em 2012, e Ruben Gonzalez, vice-campeão em 2014, a precisar de uma combinação de duas ondas para triunfar, terminando em 3º e 4º lugares respetivamente. O vencedor das duas últimas edições, Nicolau von Rupp, completou o leque de finalistas, disputando a vitória até ao último minuto. Nicolau fez mesmo a melhor onda da bateria (9,75 pontos), mas após várias tentativas não conseguiu assegurar uma nota de back-up suficientemente alta para vencer, terminando em 2º lugar. Ainda assim, foi um dos grandes destaques da prova, chegando a afirmar-se como candidato ao prémio de melhor score (17 pontos alcançados nos quartos-de-final) e conquistando mesmo o prémio de melhor tubo, oferecido pela Allianz no valor de 2000 euros.

Por sua vez, Tiago Pires conquistou o inédito troféu Ricardo dos Santos Atitude, criado em memória do falecido surfista como forma de premiar o atleta mais comprometido com o propósito do Capítulo Perfeito: completar os tubos mais críticos e profundos. Mesmo não vencendo, Tiago teve uma prestação digna de nota, atirando-se às maiores ondas e inclusive partindo duas pranchas no seu caminho rumo à final. “É para mim uma honra receber este prémio”, afirmou o atleta. “O Ricardinho foi um dos surfistas mais simpáticos e destemidos que conheci. Ficará certamente na história como um dos melhores tube riders e um verdadeiro embaixador do surf brasileiro”, concluiu. O troféu RdS Atitude vai manter-se como prémio fixo nas futuras edições do evento.

Entre os surfistas, destaque ainda para Francisco Alves, que açambarcou o prémio de melhor claim oferecido pela VonZipper no valor de 300 euros. Por sua vez, Filipe Jervis Pereira, vencedor do prémio de melhor score em 2014, voltou a ser um dos destaques ao protagonizar várias quedas aparatosas ao longo do dia, levando para casa o prémio de maior wipeout no valor de 500 euros oferecidos pela Nixon.

Antes de a competição recomeçar, houve ainda tempo para uma Expression Session de tubos com a participação de vários atletas da lista que este ano foi submetida aos votos do público. Edgar Nozes, surfista local que acabou por entrar em prova por substituição do wildcard Nathan Hedge, foi o grande vencedor, protagonizando o melhor tubo da sessão e vingando assim a derrota precoce no evento.

Da lista de convocados para a 4ª edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong fizeram ainda parte Pedro Scooby, Alex Botelho, Alexandre Ferreira, João Guedes, João Kopke, Cory Lopez, Rodrigo Herédia, Miguel Blanco e Marlon Lipke.

 

Reveja todos os heats do evento aqui

 

Recorde-se que o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é um evento especial cujos participantes são escolhidos pelo público através de votação online, a partir de uma lista de 40 atletas previamente elaborada pela organização em conjunto com uma Comissão de Notáveis especialmente convocada para o efeito. Em 2015, pela primeira vez na história do evento, esta lista incluiu 10 surfistas internacionais, dos quais o público foi desafiado a escolher três. A prova tem como premissa realizar-se apenas quando se verificarem condições de excelência para a prática do surf, reunindo atletas nacionais e internacionais de grande reputação em ondas tubulares.

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2015 foi homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) e pela Associação Nacional de Surfistas (ANS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal de Cascais, Kia, MOCHE e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, SurfTotal, Carve, Surf Session e Hardcore.

 

GALERIAS

Comentários